Whatsapp: +55 77 9 9148 3703

Whatsapp E-mail

Desenvolvido por Wiesoo

menu
Blog Braga

Relatório semanal

RELATÓRIO SEMANAL DA DEFESA CIVIL

Fonte: Defesa civil

27/01/2026

Release Semanal – Defesa Civil

Período: 19 a 25 de janeiro

A Defesa Civil Municipal registrou, durante o dia (19) de janeiro, a ocorrência de um evento hidrometeorológico significativo, com início por volta das 14h55, caracterizado por chuvas intensas, acumulando 114 mm em aproximadamente 01h00, acompanhadas de rajadas de vento de até 24 km/h. A alta volumetria pluviométrica em curto intervalo de tempo ocasionou alagamentos temporários em vias historicamente suscetíveis e contou com apoio da Sutrans, GCM e Polícia Militar para direcionar os usuários das vias para locais de melhor tráfego.

📊Conforme apurado no relatório de ocorrências, não houve registro de desalojados, desabrigados, desaparecidos ou óbitos. Destaca-se ainda a redução expressiva de 82,46% no número de ocorrências, quando comparado ao mesmo período, janeiro de 2024 ocasião em que foram contabilizadas cerca de 57 ocorrências, com volume pluviométrico acumulado de 170 mm. Na ocorrência atual, foram registradas 10 ocorrências preliminares, envolvendo principalmente veículos parados aguardando a redução do nível da água e vistorias em imóveis realizadas pela Defesa Civil.

🌧️Após o evento chuvoso, (20) a Defesa Civil realizou o mapeamento de pontos críticos que demandam serviços de limpeza e desobstrução de dutos coletores pluviais, como medida preventiva para redução de impactos em novos episódios de chuva intensa.

⚠️⛈️ Durante a semana (19 a 25), foram expedidos mais de seis alertas meteorológicos, incluindo alerta laranja para chuvas intensas e acumulado de precipitações com previsão de até quatro dias consecutivos, reforçando o monitoramento e a comunicação preventiva junto à população.

🚧 Paralelamente às ações de mitigação do período chuvoso, o órgão intensificou medidas voltadas à segurança urbana, com a identificação de nove localidades com ausência de tampas de Poços de Visita (PV), as quais receberam sinalização temporária, permanecendo assim até a conclusão definitiva dos reparos.

Ressalta-se que não foram registradas ocorrências de queda de árvores durante o período monitorado, evidenciando a efetividade dos serviços preventivos de poda de redução de risco e remoção de árvores com indícios de apodrecimento executados anteriormente.

Por fim, os dados mais recentes, referentes às chuvas registradas no domingo (25), indicaram média e alta incidência de descargas atmosféricas na região, além de volume pluviométrico de 98 mm. Mesmo diante dessas condições, não houve interrupção de vias, queda de árvores ou outras intercorrências relevantes. (Fontes de monitoramento: Estação Meteorológica local/ RINDAT Rede Integrada Nacional de Detecção de descargas atmosféricas).

A Defesa Civil segue em monitoramento permanente, reforçando ações preventivas e de resposta rápida para garantir a segurança da população.