Operação Cidade Limpa
LEM: Operação Cidade Limpa passará a fazer parte do calendário de serviços da Prefeitura
Fonte: SECOM/ Prefeitura de LEM
10/11/2025
A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Secretaria de Sustentabilidade e Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou na última sexta-feira, 31, a Operação Cidade Limpa.
A ação integrada das Secretarias, tem como objetivo manter a organização, a limpeza e a ordem no município, e passará a fazer parte do calendário contínuo de serviços públicos da Prefeitura.
A iniciativa une esforços de diferentes secretarias para fiscalizar, conscientizar e promover melhorias na mobilidade urbana e na qualidade de vida da população. “Já no início da Operação Cidade Limpa nós percebemos que essa não poderia ser uma ação pontual. Definimos por inclui-la no calendário mensal de serviços da prefeitura”, disse Kenni Henke, secretário de Sustentabilidade.
Segurança e SUTRANS na rua
Durante a ação, a SUTRANS, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), intensificou a fiscalização de veículos utilizados no transporte de sucatas, além de notificar proprietários de carros abandonados em vias públicas.
Foram 25 ocorrências de perturbação do sossego atendidas, além da apreensão de um caminhão e uma moto com carretinha. Também foram emitidas notificações com prazo de 5 dias para a retirada de veículos irregulares de vias e calçadas.
Descarte irregular de entulhos
A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo aplicou três autuações, entre elas por descarte irregular de entulho e ocupação de calçadas, além de três notificações por descarte de resíduos de obras e uma por uso indevido de espaço público.
Além da fiscalização, as equipes também promoveram ações de conscientização sobre o descarte correto de materiais e o papel de cada cidadão na preservação da limpeza e da ordem da cidade.
Sustentabilidade notifica descartes
Já a Secretaria de Sustentabilidade realizou duas multas por descarte incorreto de resíduos contaminantes e cinco notificações por descarte irregular de lixo sólido.
“Essa operação surgiu para que a população tome consciência e faça a sua parte. A Prefeitura tem investido muito na limpeza e conservação da cidade, mas alguns pessoas e empresários insistem em fazer a coisa errada. Agora é a hora de fazer valer o certo. O processo de informar e educar acabou, iremos autuar e multar quem insistir no erro”, disse o secretário Kenni Henke.
A união entre as secretarias reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança, a sustentabilidade e o bem-estar da população.
Informações e denúncias - SUTRANS: (77) 99963-0238 e (77) 99927-4027.