Whatsapp: +55 77 9 9148 3703

Whatsapp E-mail

Desenvolvido por Wiesoo

menu
Blog Braga

Curso

Curso forma operadores para atuação na classificação de algodão

Fonte: Assessoria de imprensa Abapa

07/05/2025

Com previsão de início da operação no Centro de Análise de Fibras da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) para a primeira semana de junho, 14 profissionais participam, desde segunda-feira (05), de um curso intensivo voltado à formação de operadores para a classificação de algodão em pluma. A capacitação, que segue até sexta-feira (09), está sendo realizada no laboratório da entidade e contribui a precisão das análises, a padronização das amostragens e o fortalecimento da rastreabilidade da fibra brasileira — processos cada vez mais exigidos nos mercados internacionais.

“Estamos formando operadores capacitados para atuar com excelência em diferentes elos da cadeia do algodão, especialmente na área de classificação, que exige precisão, conhecimento normativo e domínio instrumental. É um passo importante para mantermos o padrão de qualidade que tornou o Brasil líder nas exportações da fibra”, afirmou Sérgio Brentano, gerente do Centro de Análise de Fibras.

O conteúdo programático inclui temas fundamentais como a constituição da fibra de algodão, introdução à cadeia produtiva, requisitos de amostragem, condicionamento e ensaios, além das normas técnicas que regem a classificação. Um dos focos é a classificação instrumental por equipamentos de HVI (High Volume Instrument), abrangendo operação, manutenção básica, calibração e interpretação dos resultados das análises.

Além disso, os participantes também conhecerão os programas de qualidade do algodão brasileiro, o que amplia a compreensão do papel estratégico desses profissionais dentro da cadeia produtiva — desde o campo até os centros de beneficiamento e comercialização.